quarta-feira, 12 de setembro de 2007

CONSELHOS X PAIXAO


Conselhos sao como ar condicionado de carro. Eles existem para o bem estar de uma ou mais pessoas, podem ser alterados durante a viagem, mas se a pessoa ao seu lado abrir a janela, o ar perde sua funcao.
Ao dar conselhos a uma pessoa apaixonada, as chances sao grande de nao ser escutada, e' como se toda a logica do mundo, naquele momento perdesse a razao, e de repente o ce'u passa ser vermelho, os arco-iris aparecem com mais frequencia, aquele jardim, no caminho de volta para casa, antes nem percebido, se torna a mais bela paizagem e voce ate resolve parar alguns minutos todos os dias para admira-lo.
Um dia desses uma amiga veio conversar comigo, ela com apenas 19 anos, aquele olhar apaixonado, com mil sonhos e desejos, e varios planos em sua cabeca. Foi como se eu conseguisse me ver a alguns anos atraz, tao pura, inocente, com a certeza que nada seria mais forte do que a paixao que guardava em meu coracao.
Escutei minha amiga falando de como estava apaixonada e de seus sonhos e planos para ficar perto da pessoa que ama. Na medida que ela falava, eu me imaginava a alguns anos atraz, e minha vontade era dizer para ela parar de sonhar, alerta-la que ela iria se machucar e que nao vale apena sonhar tanto, e principalmente, dizer a ela que nenhuma paixao consegue vencer a distancia.
Na verdade, eu nao pude, nao tive a ousadia de acabar ou tentar acabar com sua felicidade, mesmo porque, quem pode estar certo de que a historia dela terminaria como a minha?
Uma pessoa apaixonada, nao consegue um dialogo logico com uma pessoa que nao esteja apaixonada, pois uma pessoa fala com a razao e a outra com o coracao. Uma soa louca e a outra parece nao ter sentimentos. E' como chamar Don Quixote de louco por seguir suas aventuras sem medo de se machucar. Seria ele o louco, ou seriam loucos aqueles que os julgavam diferente e insano?
"A paixao tem razoes que a propria razao desconhece"


Nenhum comentário: